Um grande aprendizado
Iniciei minha trajetória no Sinpol a convite de nosso saudoso presidente e amigo Eumauri Lúcio da Mata. E desde o princípio, vi que ele foi uma pessoa diferenciada. Totalmente envolvido com o sindicalismo, mas de uma forma incomparável.
Não sou apenas eu quem diz isso. No meio sindical todos admiravam a inteligência, o domínio sobre o assunto. Eumauri conhecia todos os meandros do sindicalismo. E pude participar de um processo intenso, onde ele passava muitas informações e mostrava que sindicalismo é muito mais que vontade. É preciso saber onde estamos pisando.
Fico feliz por saber de muita gente que ele falava que eu seria sua sucessora. Preferia que ele estivesse aqui, do nosso lado, com toda a nossa diretoria. Acredito que essa seja uma unanimidade entre todos.
Mas Deus tinha outros planos para o maior sindicalista que a Polícia Civil já conheceu em toda a sua história. E hoje sigo por aqui. Vamos completar um ano em que estamos à frente do Sinpol, por vontade da grande maioria dos associados.
Nosso trabalho é em equipe, pautado por sempre buscarmos os direitos e benefícios para cada associado. Nossa luta é constante. Paralelo a tudo isso, iniciei as visitas a todos os rincões do Deinter-3, onde o Sinpol atua.
Eu e nosso diretor Joel Martins temos conversado com os associados. Já percorremos dezenas de cidades entre as 93 que totalizam a área de atuação do Deinter-3. E tem sido gratificante cada contato.
Sei que ainda há muito a ser feito. E pretendo continuar fazendo. Mas se estamos trilhando um caminho junto aos associados, isso tudo é devido, sem dúvida alguma, ao Eumauri. Em 2013 ele me trouxe para o Sinpol. Foi uma experiência única.
Até 2020, dividimos viagens para as mais diversas ações sindicais. Desde a briga por reajuste e por mais recursos humanos, passando por reivindicações individuais de nossos associados, questões de aposentadoria e em busca de justiça por atitudes arbitrárias.
Neste primeiro ano, prestes a se completar, resta aqui uma gratidão enorme. Eumauri é, sem dúvida, o nome insuperável na história do sindicalismo. E nós seguimos, com humildade e determinação, cumprindo nosso papel e nos dedicando da melhor forma possível. Sempre em frente.
Fátima Aparecida Silva
Presidente do Sinpol