Maio Vermelho: mês de conscientização sobre a hepatite
O que é a Hepatite?
A hepatite é a inflamação do fígado, que geralmente é causada por vírus ou uso de medicamentos. Os sintomas da hepatite podem surgir poucos dias após o contato com o vírus e se manifestam através da cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos e o seu tratamento depende do que originou a doença.
Sintomas da hepatite
Os sintomas da hepatite podem variar ligeiramente conforme o tipo de vírus envolvido, mas geralmente se manifestam na fase aguda da hepatite, através de:
- Dor de cabeça e mal-estar geral;
- Dor e inchaço abdominal;
- Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
- Urina escura, com cor de coca-cola;
- Fezes claras, como massa de vidraceiro;
- Náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.
As causas da hepatite podem envolver a contaminação com vírus, bactérias ou parasitas, sendo que no Brasil os vírus da hepatite A, B e C são os maiores responsáveis pelos casos de hepatite no país. Dessa forma, as causas da inflamação no fígado podem ser:
- Infecção com vírus da hepatite A, B, C, D, E, G;
- Bactérias ou parasitas causadoras da hepatite;
- Medicamentos;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Ingestão de cogumelo venenoso.
Transmissão da hepatite
A transmissão da hepatite pode ocorrer pelo contato oral-fecal ou pelo contato com o sangue contaminado. Algumas formas de contaminação com a hepatite são:
- Partilhar seringas;
- Relação sem camisinha;
- Consumir alimentos ou água contaminados;
- Contato com urina ou fezes do indivíduo contaminado.
Prevenção da hepatite
Em relação à prevenção da hepatite é recomendado tomar as vacinas contra hepatite A e hepatite B, usar camisinha em todas as relações sexuais, não partilhar seringas e adotar medidas de higiene como sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer. Além disso é importante ser cauteloso ao realizar piercings ou tatuagens exigindo materiais novos ou devidamente esterilizados.
Fonte: https://www.iespe.org.br/post.php?u=maio-amarelo-vermelho
Maio Amarelo: Juntos Salvamos Vidas
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.