Comunicados

Janeiro Branco

Hoje viemos falar sobre um assunto que é muito importante, mas que nem todos possuem conhecimento: a Campanha Janeiro Branco. Assim como a Campanha Outubro Rosa, ela tem um grande significado. E você, já ouviu falar? Não? Então continue lendo o texto a seguir:

Saiba mais sobre a Campanha Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco surgiu em 2013, fruto de uma ideia que psicólogos de Uberlândia (Minas Gerais), tiveram ao se inspirar na Campanha Outubro Rosa. Contudo, a Janeiro Branco tem objetivos diferentes e seu foco está voltado para o bem-estar emocional. Mas por que janeiro? Bom, segundo os médicos, se trata de um mês de renovação, onde as pessoas automaticamente ficam mais reflexivas e fazem uma avaliação da própria vida.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (OMS), as taxas de suicídio ocorrido mundialmente por sintomas de ansiedade e depressão não param de crescer. Sendo assim, o propósito era fazer com que todos começassem a dar atenção a Saúde Mental, como priorizar o equilíbrio emocional, a qualidade de seus relacionamentos e se questionarem: “eu realmente sou feliz assim?”, sempre procurando maneiras de manter a mente saudável.

Os criadores da causa entendem que se deparar com questões de ordem psicológica-existencial é uma forma de incentivar, conscientizar e precaver não só aqueles que são atingidos diretamente ou indiretamente, mas também as autoridades públicas, ou seja, a sociedade no geral.

Como foi o início do Janeiro Branco?

Ela foi colocada em prática a partir de Janeiro de 2014. As primeiras edições contaram com participação de profissionais e estudantes de psicologia de distintas regiões do Brasil que souberam do evento por meio da internet. O modo de abordar a temática foi diverso. Roda de conversa, dinâmica em grupo, palestras inesperadas em locais populares, entre eles: hospitais, escolas e universidades, restaurantes, pontos de ônibus, shoppings, igrejas, bancos, praças, etc.

Por que promover a Saúde Mental?

Durante os acontecimentos, além de publicar nas redes sociais, os integrantes do Janeiro Branco deram entrevistas aos demais veículos de comunicação, expandindo o tema através de jornais impressos, rádios e canais de televisão. Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental”, favorece, estimula e garante a elaboração efetiva de políticas públicas em benefício dos indivíduos e das instituições.

Portanto, o Janeiro Branco é uma medida preventiva que busca auxiliar a recuperação de pessoas antes que elas adoeçam e pensem em se suicidar. Planejar ações estratégicas e orientar é o ponto principal do Janeiro Branco. Que tal abraçar a causa e ajudar a todos que precisam? Basta compartilhar esse artigo em suas redes sociais.

Alguém próximo a você pode estar precisando de um conselho, uma demonstração de afeto ou até mesmo uma palavra de apoio. Lembre-se que doenças como depressão e ansiedade podem estar presentes em qualquer lugar e tornar qualquer um refém, devastando as pessoas aos poucos e as destruindo por dentro. Infelizmente, muitas vezes nem suspeitamos que aquele amigo ou familiar próximo possa estar passando por isso, a pessoa pode distribuir sorrisos, mas estar interiormente adoecida.

A Belém Saúde tem a preocupação de dizer que se você está passando pelo que foi citado acima, não deixe de procurar ajuda médica. Nenhum problema é grande demais que não possa ser resolvido. Estamos aqui para ajudá-lo e mostrar que a vida vale a pena, desistir de viver nunca deve ser considerado uma opção.

Fonte: http://www.belemsaude.com/entenda-o-que-e-a-campanha-janeiro-branco-e-seus-objetivos/

Related posts

Comunicado de fechamento da chácara do Sinpol para pequenas reformas

Carol Mello

Novo horário de atendimento

Carol Mello

Grandioso show do canto Moacir Franco

Carol Mello

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies