SINPOL RIBEIRÃO PRETO

PALESTRA EMPREENDEDORISMO

Investigador profere palestra sobre empreendedorismo

Atividade foi realizada no auditório da Sede Social do Sindicato e destinada a policiais civis aposentados

O investigador aposentado e empreendedor Ricardo Marques proferiu uma palestra sobre empreendedorismo no auditório da Sede Social Sinpol. O evento foi realizado no dia 26 de maio e o Sinpol ajudou na organização da estrutura da palestra e na divulgação.

Segundo Ricardo, o objetivo foi fomentar o empreendedorismo nos policiais civis aposentados. “Sou policial civil aposentado e todos sabemos das dificuldades enfrentadas pela perda salarial que sofremos. A conta não fecha. Muitos colegas acabam operando na informalidade e meu objetivo foi mostrar que é simples e possível trabalhar formalmente”, revelou.

O empresário procurou mostrar que, através de plataforma digital, com ações simples e fomentando ideias, é possível ganhar dinheiro empreendendo e investindo pouco. “Em muitos casos, basta apenas um computador com internet para participar de licitações. Nossa plataforma não onera o empreendedor. Ele não paga para participar. Principalmente para o governo do Estado de São Paulo, através da Bolsa Eletrônica de Compras. Costumo dizer que o governo é um péssimo patrão, mas um ótimo pagador”, acrescenta.

O empreendedor terá, desta forma, acesso a todas as licitações disponíveis conforme o Objeto Social de sua empresa e vai participar em condições de igualdade com grandes empresas que participam das licitações. Ricardo explicou, durante a palestra, que vai oferecer ajuda para a formatação do negócio, capacitação do empreendedor ou funcionário para utilizar a plataforma e a participar das licitações.

Ele lembra que, a partir de 01 de abril de 2023, as licitações serão impedidas de usar dispensa. Todas as contratações deverão ocorrer de forma eletrônica, tornando a licitação mais transparente e célere. A especialização surgiu para Ricardo ainda quando investigador na ativa. Em 1999, foi criada uma unidade gestora na Delegacia Seccional de Ribeirão Preto. Ele foi designado para coordenar o setor e ficou por mais 18 anos.

Faltando cinco anos para me aposentar, voltei aos estudos. Fiz cinco pós graduações, uma delas especificamente na área. Hoje quero compartilhar com os policiais aposentados, que queiram empreender, toda a minha experiência”, diz.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto, Pós-Graduado na área de Direito com ênfase em Direito do Consumidor e Direito Imobiliário pela UNIP – Universidade Paulista e Licitações e Contratos Administrativos pelo Centro Universitário UNISEB, Pós-Graduado na área de Educação com ênfase na Formação de Professores para o Ensino Superior pela UNIP – Universidade Paulista e Educação à Distância pelo Centro Universitário UNISEB.

Experiência na área de Tutoria e Mediação pedagógica. Desempenhou a função de Pregoeiro Oficial do Estado de São Paulo, nas modalidades Presencial (EGAP-1047) e eletrônica (Certificado 149330), auxiliando na elaboração de editais e gestão de contratos públicos de 1999 a 2018. Participou da capacitação de funcionários públicos em diversas áreas do conhecimento principalmente na área de compras governamentais pela FUNDAP – Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Gestor da Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC) e do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (CAUFESP) até 2018. Desde janeiro de 2018 atua como Consultor de Licitações na empresa E.R. CONSULTATIO.

Para o presidente do Sinpol, Célio Antônio Santiago, a iniciativa é importante, porque pode abrir horizontes que, muitas vezes, o policial civil aposentado não vislumbra. “É uma importante porta que se abre. Isso pode ajudar muitos policiais civis”, avalia Célio. Mesmo quem não participou da palestra, tem condições de receber o fomento necessário e tornar-se um empreendedor. Para maiores informações, a E.R. Consultatio atende pelo telefone (16) 98111-6368.

Postagens Relaciondas