
A presidente do Sindicato dos Policiais Civis de São Paulo (Sinpol), Fátima Aparecida Silva, e o diretor de patrimônio, Joel Martins, participaram de forma online, nesta segunda-feira (1º), de uma reunião do Fórum Resiste, realizada na sede da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp).
A reunião foi convocada após um encontro entre Fátima, Joel e o presidente da Adpesp, dr. André Santos Pereira, realizada no final de agosto, em São Paulo. Fátima explicou que o objetivo é ampliar a participação de policiais civis do interior na tomada de decisões do Fórum Resiste.
Para a reunião desta segunda-feira, foram tratados temas ligados à mobilização da categoria em defesa da Polícia Civil. Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de pressionar o governo estadual em relação ao texto-base da Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Segundo os integrantes do Fórum, o projeto precisa contemplar de maneira mais ampla as demandas da instituição, assegurando melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento à carreira policial.
Durante a reunião, também ficou definido que o Fórum Resiste fará uma série de visitas pelo interior do estado. A mobilização pretende alcançar os dez Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinters), entre eles o Deinter-3 de Ribeirão Preto. O objetivo é levar informações aos policiais civis sobre a importância da participação de todos nesse processo de reivindicação.
De acordo com Fátima, a definição do calendário das visitas ainda será divulgada, mas a união da categoria é considerada fundamental. “Será necessário mobilização para que o governador Tarcísio de Freitas possa ouvir e respeitar os policiais civis”, afirmou.
A presidente do Sinpol reforçou que o movimento busca consolidar uma frente única de policiais civis de diferentes carreiras, representados por suas entidades de classe. “A data será posteriormente informada, mas é importante que todos estejam preparados para somar esforços e demonstrar a relevância dessa luta”, disse.
O Fórum Resiste é composto por 16 entidades representativas da Polícia Civil, dentre as quais o Sinpol de Ribeirão Preto, e tem atuado de forma integrada na defesa da valorização da instituição. A mobilização nos Deinters será a primeira grande ação após a reunião desta semana e deve envolver reuniões locais com a participação de sindicatos e associações regionais.